litania para adormecer o menino






O menino rabujava e a rapariga cantava, vai-te embora papãozinho, não te quero ver, deixa dormir o menino até o sol nascer. O papão deu uma gargalhada gelada, mas ela insistiu, vai-te embora papãozinho até o menino crescer.





Grande sou eu, disse o papão e meteu no saco de sarja o menino, a rapariga e um casaquinho de lã azul que ela estava a coser. O papão afastou-se dos caminhos luminosos e chamou os habitantes das aldeias dizendo-lhes, olhem para mim que vos roubei o menino, a mãe e o casaquinho de lã que ela estava a coser. Recolham às vossas casas, colem o medo à soleira da porta, fechem os olhos para não me ver.





O menino rabujava e a rapariga cantava, foi um sonho mau, meu menino, não te assustes. E vestiu-lhe o casaquinho de lã azul estrelado e enfeitou a casa com um ramo de azevinho, um rebento de pinheiro manso e uma flor vermelha para aquecer.





Festas Felizes!




10 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Boas Festas
e um Ano Novo
povoado de bons sonhos
(acordados)

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


FESTAS FELIZES

... e que os papões se afugentem ao romper da bela aurora!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 22 de Dezembro de 2018

Agostinho disse...

A litania da Manuela
não é boa
é excelentemente bela!!!
Tem tradição tem "dito"
tem requinte erudito.

Se calhar...
vem mesmo a calhar
para mim - quero ser menino
e minha mãe a pontear a contar...

O Natal seria todos quererem ser
Não fora aos grandes terem dito
da vergonha do "menino crescido"...

Tiraram-lhes o menino
ficaram só crescidos

Um beijo de Boas Festas

Maria João Brito de Sousa disse...

Feliz Natal :)

_ Gil António _ disse...

Independentemente da exemplar publicação, que elogio, A administração do blogue - em baixo - deseja que neste Natal caia - ou fortaleça - no coração da administração deste bonito espaço, a LUZ DIVINA, em forma de Saúde, Paz, Amor e ... Poesia.
.
*** Brincando com as palavras ***
.
FELIZ NATAL ...EM PAZ E AMOR.

Luis Alves da Costa disse...

Belas festas e um ano sideral de 2019.

Que medo eu tinha, num tempo, do papão...

Creio que as crianças eram felizes... :-)

Olinda Melo disse...


Olá, Manuela

As suas palavras, nesta litania talentosamente recriada, a bela música de fundo, a delicadeza dos motivos decorativos, tudo, um presente precioso para quem aqui vem.

BOAS FESTAS!

bJ

Olinda

Graça Pires disse...

Que bom que foi um sonho… Eu sempre tive medos dos papões. Ainda tenho medo dos que andam por aí…
Uma delícia a tua história, Manuela.
Que o ano de 2019 te traga tudo o que mais desejaste, principalmente saúde, paz e amor.
Um beijo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amiga
Nunca deixei de te ler e até partilhei alguns dos teus belíssimos contos na minha página do Face, dando-te obviamente sempre todos os créditos.
Entretanto virei-me para a fotografia já que o marido é mestre e foi / é meu professor.
Decidi há dias reabrir o meu Blog, justamente no dia 1 de Janeiro.
Estou ainda às escuras pois perdi o treino :( mas com o tempo lá chegarei.

Abraço e Bom Ano Novo

Fernanda Ferreira - Ná

Cléo Gomes disse...

Que conto mais delicado!

Às vezes,nos assustamos com os papões da vida e nos esquecemos que eles só querem nos assustar.

Abraço,querida!