Artur





Artur era uma ave pequena e destemida. Penas da cor do sol, dos frutos maduros, da água das nascentes, do branco algodão. Vocalizava quatro notas e, não fora a decisão que tomara no outono, dir-se-ia uma ave semelhante a todas as outras. Quando o tempo arrefeceu e a terra dos jardins se atapetou de castanho dourado, os seus companheiros chamaram-no, vamos partir, Artur. Não tarda o vento gelado, Artur e o ninho quebrado, vem connosco, Artur. E ele distraído a saltitar sobre os galhos, a sonhar com sementes, a escutar o piado das estrelinhas-de-cabeça-listada e respondia, elas não partem, porque partiria eu? Foi ficando, na azáfama diária em busca de alimento, no fascínio do voo e do canto. O outono doce e morno passou e Artur percebeu que deveria procurar um abrigo para se proteger do frio, da chuva forte e da nortada. Escolheu um telhado alto e dali via o mar e os pinheirais e entre duas telhas quebradas guardou uma fita de veludo, uma noz-moscada e um trapo de lã. Os melros curiosos, depressa descobriram o colorido habitante e desafiavam-no para corridas sobre as telhas e voos rasantes e era feliz o pássaro entre os residentes do jardim.
No entanto o inverno chegou e ele tremia de frio nas noites gélidas entre as telhas partidas a deixarem entrar a chuva e o vento. Escasseavam as sementes e os insetos e Artur voava mais longe a procurá-los e à companhia das outras aves. Foi numa dessas viagens que encontrou o cão. De raça indefinida, porte médio, olhos meigos e observando o pássaro apercebeu-o cansado e um pouco triste. Vem comigo, disse o cão. O meu nome é Estrela, acrescentou. Artur não teve medo e pousando sobre a cabeça do cão respondeu, o meu nome é Artur e não quis o destino, mas eu próprio, permanecer aqui na tua terra enquanto os meus irmãos voavam para os países quentes. Fizeste bem, disse o cão, se tivesses partido nunca me terias encontrado. Artur sentiu-se quente e reconfortado e caminharam os dois, o cão Estrela e o pássaro pousado na sua cabeça.
Os melros contam que o cão e o pássaro encontraram abrigo, um dono que deles cuidou. As estrelinhas-de-cabeça-listada dizem que não, que os dois viajam ainda nas noites estreladas e o pássaro canta para embalar o cão.
Eu sei que na primavera Artur regressará ao telhado e levará consigo a fita de veludo e a noz-moscada e deixará apenas o trapo de lã.









13 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA



... deixará o trapo de lã porque, por agasalho, bastar-lhe-a um cão amigo ou um amigo, somente ...



Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Fevereiro de 2019

LuísM Castanheira disse...

extraordinário texto.
uma esto'ria digna de constar em manuais escolares.
parabéns.
bfs

mz disse...

Não é apenas um trapo de lã,
é o trapo de lã do Artur,
ele estará sempre lá.

Graça Pires disse...

Eu creio que o pássaro canta para embalar o cão. O Artur faz o que um verdadeiro amigo deve fazer. E tu pões magia nas histórias que contas, Manuela.
Uma boa semana.
Um beijo.

Mar Arável disse...

Quando um pássaro poisa numa estrela
é para brilhar num texto magnífico

Luis Alves da Costa disse...

Hora nona, canto primeiro, na sombra da flor do imbondeiro, homenagem da noite ao dia de aniversário da grandiosa Manuela BaPtista.

Mil parabéns :-)

:-*

. intemporal . disse...

e,,, um beijo, d.aqui :)

Beatriz disse...

Acredito que continuam viajando, um protegendo o outro.
Assim são os amigos!!!

Beijinho grande Manuela:)

Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Cheguei tarde para o aniversário mas não para ler mais um maravilhoso conto, como sempre.
Abraço
Maria
nacasadorau

Ulisses de Carvalho disse...

Percebo que os animais, esses que são melhores do que nós, inspiram-te a escrever, e que boa inspiração essa, a melhor, penso eu. A imagem é linda. Um abraço.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Que lindo texto descritivo.
Encantada deixo
Bjins de sabado
CatiahoAlc. do Blog Espelhando
https://frasesemreflexos.blogspot.com/

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

que história de encantar.
belíssima.
a imagem de Artur deliciosa
beijinhos
:)

Agostinho disse...

Por aqui há uma amiga com histórias verosímeis.
¿Quem é amigo do Artur
Quem é amigo do Cão
Quem é amigo do Homem
Quem é amigo do Artur e do Cão?

Beijo.