um anel de prata e dez folhas de menta





Troco o meu pano azul por um chá de menta, disse o viajante. Sacudiu a água das sandálias, passou os dedos pelos cabelos e sentou-se no primeiro degrau da escada. Era um ser pequenino, talvez uns doze centímetros de altura, moreno do sol, o véu azul e a túnica branca. Eu andava por ali a apanhar chuva e apesar de não ser muito habitual uma proposta destas, não estranhei. Na minha rua, os cães conhecem-nos pelo nome, os gaios roubam-nos os frutos e os melros conversam connosco de manhã. O carteiro não entrega as cartas, os jardineiros conduzem comboios pela noite dentro e aparecem estremunhados quando faz sol. O mar sobe uns metros a cada maré alta, mas desertos nunca vi.
Tens os pés molhados, disse eu estupidamente e acrescentei, posso fazer-te um chá preto ou de limão ou de erva-príncipe. Ele olhou-me de baixo para cima e eu senti-me envergonhada e alta, que é um sentimento que me acompanha quase todos os dias. Peguei nele, meti-o no bolso com a cabeça e os braços de fora e andei pelos canteiros até encontrar os pés de hortelã.
Convidei-o a entrar. Na cozinha fervemos água e por esta ordem, ele exigiu um bule de prata com um bico longo, açúcar mascavado em abundância, um copo de vidro e dez folhas de menta. Admirei-lhe a perícia e enquanto ele bebia o seu chá, eu bebia o meu, preto e sem açúcar. Coloquei mais lenha na lareira e ele sentou-se no chão sobre o tapete, as sandálias e o pano azul a secar e assim aquecido e confortável, soltou-se e começou a falar. Dos ventos quentes do deserto, das tempestades de areia, do azul-índigo dos panos e de como, sem ele saber porquê, uma corrente contrária o tinha envolvido, enrolado e feito perder.
E saberás regressar? perguntei. Claro, respondeu, logo que tiver os pés quentes e a roupa seca, encontro o caminho de volta. Deixo-te o pano azul, acrescentou.
Não quero o teu pano azul, faz-te falta para tapar o rosto, respondi. Porque és tão pequeno? acrescentei. Porque és tão grande? respondeu.
E deitando a cabeça sobre o braço direito, adormeceu. Silenciosamente fui  buscar um lápis e um bloco e esbocei o viajante, o pano, as sandálias e a túnica. A monotonia da chuva, o calor da lareira e o ligeiro roncar daquele ser magnífico fizeram-me adormecer também.
Uns minutos ou muitas horas depois, acordei, e ele tinha partido. Sobre as folhas de hortelã, um anel de prata.
Nunca mais o vi e lembro-me dele quando chove e quando faz vento, quando sacudo a areia das botas e quando o céu se azula ao amanhecer. Não lamento não o ter fotografado, porque qualquer imagem não lhe faria justiça, como as linhas que tracei dele.
E nos dias cinzentos, ponho o anel de prata no dedo médio da mão esquerda para que os deuses não me abandonem.








9 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


... e não te abandonam, os deuses e escreves melhor do que qualquer fotografia que dele tirasses e porque pintas melhor o anel de prata que por ti o pintasses ...


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 17 de Março de 2018

Mar Arável disse...

Irem-nos tudo menos as boas memorias

Rogério G.V. Pereira disse...

Apetecia-me fazer deste teu conto
o meu conto de domingo

...e julgo que não mudarei de ideia

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Não devemos viver de memórias mas também nunca nos devemos esquecer delas, sejam boas ou menos boas.
.
* Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
.
Votos de um dia feliz

Rita Freitas disse...

Gostei tanto de ler que queria que continuasse,

Beijinhos e um feliz dia da poesia, com poesia

Graça Pires disse...

Deixo-me embalar naquilo quer escreves e gostava que continuasses a história como só a tua imaginação mágica consegue...
Gostei do anel. Mas que pena não teres desenhado o viajante...
Uma boa semana, Manuela.
Um grande beijo.

Guiomar Lobo disse...

Gosto de surpresas. E os seus contos ilustrados são sempre lindas surpresas.
Adoro.
Maria

mz disse...

A Manuela encanta-nos com estes contos maravilhosos. Tanta imaginação,tanta suavidade na narrativa.

Adoro!

Agostinho disse...

Por este se vê, clarissimamente, aqui à transparência de um copo de chá,que as diferenças são virtuosas, que há um vir e um voltar, que há um tempo de dar e, também, de receber. E ficou dito o essencial entre o pequeno e o grande fazem harmonia e que para lá da fotogenia na fotografia há traços de um desenho e imaginação como figueira a afagar corações.
Parabéns, Manuela, pelo anel de prata - ouro-azul.
Bj grato.