sem páginas de uma arte

Esta é a centésima página de uma lição!
Começou no blogue "A Música das Palavras" com as "SEM PÁGINAS DE UMA ARTE" em que eu balbuciava textos e os articulava com os filmes da minha vida, descrevendo o meu amor pela sétima de todas elas, a que cresceu comigo, porque os meus pais já me levavam ao cinema mesmo antes de eu nascer, pela qual eu mentia inocentemente quando na bilheteira perguntavam "esta menina já tem 12 anos?" a menina não tinha 12 anos mas tinha centímetros de sobra e respondia "sim!"
E cumpridas das sem estas cem, é a arte maior da escrita que partilho convosco, porque os da minha tribo já me desfiavam contos ainda antes de eu nascer.
Se as histórias valem a pena porque nos perpetuam é por isso que eu hoje estou aqui com um ser imaginário e imaginado, o Ranfiococo, numa homenagem ao seu criador e aos que mantêm viva a sua memória.
Querem lá entrar comigo?
-
se não for cada um de nós a dar asas a uma mão criadora, quem o fará?
-
"how many roads you've traveled
how many dreams you've chased
across sand and sky and gravel
looking for one safe place"
-
o malmequer foi fotografado por mim,
Manuela

55 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Enlaçados um no outro
num lugar seguro
à centésima
ou desde a primeira
página
de criação cimeira


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Julho de 2010

Duarte disse...

Uma arte que aproxima, que faz ver as coisas por dentro e alonga a vida... não temos mais que aproximar-nos à arte e vida do Manuel de Oliveira.

Comprei um libro que me tem fascinado "Fotografiando el cine", são imagens destacadas do cinema comentadas por Juan Marsé... toda uma delicia para os sentidos.

Reconhecido

Anónimo disse...

Farei eu porque farei
Farei eu porque sim
Porque eu sou o mais bonito
E toda a gente gosta de mim

Venho agora do Intemporal
E venho todo sensibilizado
Ia-me dando um AVC
E até venho com a boca ao lado

Que bem escreve a Manuela
Mesmo sem caneta de tinta permanente
Escreve bem, escreve à janela
Escreve para todos lindamente

Um beijinho de quem, de quem?

D`O Rasteirinho, pois claro.

Anónimo disse...

Ué, cadê minha foto ?

Brinca comigo, não, viu !

AC disse...

Vejo nos Ranfiococos o símbolo de todo o imaginário, todo o maravilhoso, que que nos povoou e povoa.
Ainda bem que há pessoas assim, mestres na arte de maravilhar!

Beijos

Jaime Latino Ferreira disse...

AC e RASTEIRINHO


Meu Caro,

Ah, caro AC ... Ranfiococo simpático!!!

Dos Rasteirinhos, desses é melhor nem falar ...

Dou-Lhe um Abraço e um piparote no Rasteirinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Julho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

AC E RASTEIRINHO


Perdão, no comentário anterior queria escrever Meus Caros e no fim:

Dou-Lhe um Abraço a Si, AC e um piparote no Rasteirinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Julho de 2010

manuela baptista disse...

Jaime

uma cimeira de Ranfiococos

isso é que era!

e aberta a outros bichos como os crocodilos, está claro!

Manuela

manuela baptista disse...

Duarte

admiro Manuel de Oliveira
adoro muitos dos seus filmes

e já tenho dormido em outros tantos!

se gostar é um elogio, adormecer também é
porque significa que são calmíssimos...

vou procurar esse livro de que fala, obrigada!

um abraço

Manuela

manuela baptista disse...

Croc

não fui eu que apaguei a tua foto! nem sei como é que se faz...

a propósito como é que se faz?

e gostaste do Ranfiococo?
ele é da tua tribo, só que menos bonito concerteza...

e

tens toda a razão!

és um REI

na entrega de asas a muitas mãos criadoras!!

e hoje, até de dou dois beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

AC

ainda bem
que há pessoas assim

capazes de se deixar maravilhar!

um abraço

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Quando tu olhas para um lustre com a gambiarras todas iluminadas e se não tiveres, apenas, o olfacto apurado mas todos os outros sentidos que aqui não se nomeiam o que nos levaria à exaustão, é exactamente isso que se vê:

Uma cimeira de Ranfiococos!

É claro que se as mãos não tiverem sido convenientemente levadas, aí, pelo olfacto, apenas, se poderá dar conta deles ...

... e de que maneira!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Julho de 2010

Anónimo disse...

Manuela!

Cem páginas e cem beijinhos!

Graça Pereira disse...

Queridos Manela e Jaime
A ti Manela, Parabens pela página nº100! ( A lição nº 100...quantas vezes as não festejamos?? Outro tempo!) Ao Jaime obrigada pela história do Ranfiococo... que me levou tão longe!! Todos nós (espero) tivemos um Ranfiococo na nossa infância...Talvez o meu não se pendurasse em lustres de salões e muito menos bailasse num teclado de piano...mas era tambem sapodinho e meigo...Algum ramo afastado do teu Ranfiococo... Pendurava-se na lua! Mas tinha de ser lua cheia que era o cenário que ele usava com maestria e alguma troça das nossas caritas espantadas... Nunca se cansava! Às vezes aparecia nas nossas almofadas brancas...naquelas noites em que não conseguiamos dormir...por qualquer razão...talvez fosse do calor...ou do medo ao escuro...
A ternura do Ranfiococo era a nossa segurança... e crescemos nela.
Felizes daqueles, Jaime, que tiveram um ,nas suas vidas...
Eu penso até que recebi a sua visita num deserto onde estive nestes dias...era uma noite de lua cheia e ele aproveitou-se disso... no fim, deu-me um beijo na ponta do nariz... Só podia ser ele, não acham?
Beijos
Graça

manuela baptista disse...

Jaime

grande porcalhão!

MB

manuela baptista disse...

Graça

bem vinda!

ainda se festejam as centésimas lições! pelo menos um sobrinho meu festejou até ao 9º ano

mas são muito poucas as disciplinas que atingem este número, os putos têm tantas cadeiras que se perdem e não reparam nos Ranfiococos das escolas, que também os há...

porque do deserto
apenas conheço o Principezinho
e não o deserto

mas quem me dera visitá-lo!

penso, sem sombra de dúvida, que foi o Ranfiococo que, nesse deserto, te deu um beijinho no nariz! ele nunca se esquece de cada um de nós

e bonitas as asas
que aqui abriste!

beijinhos

Manela

manuela baptista disse...

Filomena

...que saltei por cima de si!

cem luas e cem sóis pelas páginas que também me inspirou

lembra-se do lugar onde dormem os sonhos?

beijinhos

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

GRAÇA PEREIRA


Obrigado ...!

Beijinho no nariz!?

Não, o meu mordiscá-la-ia seguramente!!!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Julho de 2010

Branca disse...

O malmequer é tão lindo!
E gostei da menina que gostava da sétima arte, eu também, a mais velha de uma ninhada de primos por parte materna, todos seguidinhos, levava-os atràs e passavamos belas tardes de Domingo no cinema.
Ainda hoje mantenho esse lado materno pelos meus primos, não sei se por culpa da sétima arte ou por culpa de uma avó única para onde todos corríamos.
Já fui ver o Ranfiococo e vou para lá outra vez.
Beijos
Branca

legalmente loira... disse...

oi amiga,
lindo espaço..
bjos com carinho...

Unknown disse...

bom dia Manuela

por onde anda o meu comentário de ontem?

:)))

evaporou-se ou então o Ranfiococo roubou-o para decorar algum candeeiro...

apenas lhe dizia para descer do candeeiro para vir apagar as cem velas uma a uma, que nada se apaga, tudo se (re)acende a cada sopro...

cem páginas de muita arte e magia... isso sim!

era mais ou menos isto... cá para mim foi parar numa outra janela ou estendeu-se ao sol nalgum terraço...

o sol ontem bateu-me forte na moleirinha... tudo pode ter acontecido

e aconteceram coisas muuuuito estranhas... o Ranfiococo é danado para brincadeira

:))

parabéns Manuela!

beijo
Walter

. intemporal . disse...

.

. o mal.me.quer transborda luz fulgente das suas pétalas de bem.me.quer .

.

. a página é toda ela uma viagem ao passado rente ao presente e rasante ao futuro que é agora mesmo ou já a seguir .

.

. o que faço agora? .

.

. mantenho.me no meu lugar,,, só comprei uma viagem de ida .

.

. tão somente ou a.penas .

.

. um beijo total .

.

. paulo .

.

Graça Pires disse...

Parabéns pela página número 100. Desde que acompanho o blogue sempre me encantou.
Fui ler o Ranfiococo. Adorei. A magia das sombras a desafiar o lado mais intranquilo da luz...
Parabéns aos dois. Beijos.

Jaime Latino Ferreira disse...

. INTEMPORAL .


Paulo,

Malmequer, bem me quer, e quer, e quer!

Eu também, meu Caro, eu também só comprei viagem de ida!

E quem é que não ...!?

Um Abraço


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Julho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

Graça Pires


Pela minha parte e com recados do Ranfiococo, o meu obrigado


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Julho de 2010

manuela baptista disse...

Branca

nas férias, o cinema era quase todos os dias!

não sei como é que não fiquei com uma cadeira do 1º balcão colada às costas...

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

legalmente loira...

OI!

desculpe lá
mas agora tenho uma dúvida...

é preciso uma licença para ser loira?

obrigada pela visita e um abraço

Manuela

manuela baptista disse...

Walter

um bom Ranfiococo me saiu o Walter!

pois se passa a vida pendurado nos candeeiros
nas árvores
nas rochas
nos barcos
nas torres das igrejas

e sei lá eu em que sítios mais,
a disparar a sua máquina!

e depois faz desaparecer comentários...porque eu, não fui

obrigada mágico
por estar aqui!

um beijo

Manuela

manuela baptista disse...

Paulo

o que faz agora?

fique!

porque quando se encontra um lugar seguro
é bom que a viagem seja apenas de ida

um beijo de bem querer
que é o mais total de todos

Manuela

manuela baptista disse...

Graça Pires

da sua escrita intranquila

nasce a compreensão de um ser mágico sombreado da luz do faz-de-conta

obrigada!

um beijo

Manuela

Branca disse...

Manuela,

:)))))))))))))))

Quando escrevo estes sinais lembro-me sempre do Jaime,:)

Venho retratar-me e trazer parabéns atrasdos pelas 100 páginas, despassarada que ando com arrumações e a vir cá tarde, comentei o post e passou-me completamente o motivo.
Assim é tenho mais uma razão para voltar a mandar beijinhos.

100 é uma conta bonita e redondinha.
Parabéns!Parabéns!Parabéns!
100 páginas já dão um grande livro e não é como aqueles que pagam desesperadamente para escrever, tenho a certeza que qualquer editora ficará entusiasmadíssima com este livro de contos.

Mais beijinhos de admiração e amizade.
Branca

manuela baptista disse...

Branca

???????????????????????????????????
acha?????????????????????
que me pagam?????????????????????

obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

BRANCAMAR E MANUELA


!"#$%&/((());:.,+*»«`´´´´^~~~_-?????!!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Julho de 2010

sideny disse...

Olá Manuela

Parabéns pelas 100 paginas.

E o malmequer é lindo.

Obrigada pelo elogio:))

beijinhos

Linda Simões disse...

100!

Parabéns!!!!:)))


Fui descobrir o que era RANFIOCOCO,primeiro... rsrsrs


Beijoquinhas aos dois, que depois é que volto aqui,estou cansadinha,depois de umas zebrinhas endiabradas (rsrsrs)


Abração

manuela baptista disse...

Jaime

Ah, sim?

MB

manuela baptista disse...

Sideny

Obrigada eu!

e o lost?

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

Linda

o Ranfiococo já ficou para trás...aqui anda tudo mais devagar!

o que é fazer umas zebrinhas?

beijinhos

Manuela

Unknown disse...

eu pago...

assim que me calhar o euromilões, porque a trabalhar não enriqueço!

:)$:)$:)$:)$:)$:):)))

be$jo

Walter

alegria de viver disse...

Olá querida amiga

Linda página, a lição é muito rica de historias, lendas que tem que ser passadas para que todos conheçam.
O fascínio do cinema, a tela que aprisiona coisas e pessoas.

Belo malmequer, a fotografa é delicada.

Com muito carinho BJS.

Susana M disse...

As suas palavras fazem sonhar, as suas histórias dão cor há nossa vida aquecendo o nosso sorriso. Acreditando que mesmo quando a vida é dura podemos sorrir e acreditar que amanhã vai ser melhor. bjs

Por toda minha Vida disse...

Manu.

Cem páginas, ranfiococos do Jaime, muita coisa acontecendo, entre luzes e sombras, no adulto que revive os sonhos de criança, e o que é nossa vida senão muitas histórias vividas e conhecidas. Parabéns aos dois por este companheirismo, por esta cumplicidade, por amor...

Beijo
estou com problemas de conexão, daí a demora da visita.

manuela baptista disse...

Waltarinho!

não há eurom$lhões que substituam

um amigo!

um beijo

Manuela

manuela baptista disse...

Rufina

na magia da escrita, do cinema e das fotos

deixo-lhe um beijinho

Manuela

manuela baptista disse...

Susana M

obrigada pelas suas palavras de fé na vida!

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...



não sei se os problemas de conexão

não se deverão, às tribos de Ranfiococos que escolhem casas acolhedoras e computadores simpáticos para se instalarem...

e não se justifique

os amigos entram quando querem e podem!

beijinhos

Manu

Dulce AC disse...

Manuela...Olá!!

100 ... beijinhos
num grande abraço de PARABÉNS.

e até breve..!

dulce ac

manuela baptista disse...

Dulce


obrigada!!

beijinhos

Manuela

AC disse...

Manuela,
Venho dar-lhe os parabéns pelo texto TERRAÇOS DE UM ANJO, publicado no Intemporal.
É soberbo!

manuela baptista disse...

Obrigada AC!

então vá dizer isso mesmo ao Intemporal, foi ele que o pôs lá
com aquele enquadramento soberbo...

um abraço

Manuela

legalmente loira... disse...

Parabéns pela página número 100.
espero pelas outras 100....
manuela lindo texto!
bjos com carinho.
então se viu é dificil ser loira rsrsrs tem que ter a licença por aqui rsrsrs.
loira sem cliche é claro no meu caso hahaha..

manuela baptista disse...

legalmente loira

obrigada!

sobretudo pelo seu sentido de humor

e aqui não precisa de licença para nada, nem para ser feliz :))

beijinhos

Manuela

Dulce AC disse...

"Querem lá entrar comigo?"

entrei ...
e que maravilha
'Ranfiococo'
bonita homenagem ao seu criador
e aos que o mantêm vivo na nossa memória..!

e Manuela também entrei no "intemporal" e bem...

absolutamente encantada com a Sua história tão plena de cúmplicidades entre um homem e um anjo..!


um beijinho num abraço de bom fim de semana

dulce ac

manuela baptista disse...

Dulce AC

e entrou bem!
e agora sou eu que saio

na transversal de um tempo
em que coabitam os sonhos e os animais de estimação

beijos e bom fim de semana

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA E DULCE


Às duas o meu muito obrigado pela parte que me toca ...!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de JUlho de 2010