páscoa deste dia

digo-vos que às vezes vejo cinza em jarros brancos tão ténue cinzento de água fria
que frio de medo de uma cruz tão solitária de alta de dura de pura entrega
pai porque me fazes isto que eu não merecia aqui despido cuspido
coroado de espinhos que são espinhas atravessadas na garganta deste tempo

.de um tempo apaixonado mas tão lento em que me revejo pássaro de asas abertas
desfeito perfeito cravado no meu peito um leve inspirar refeito
quero ser outra vez um menino nos teus braços e contar-te histórias de anjos
que vejo nos meus sonhos tão antigos tão para lá do mundo sem ter fundo
.

que nem sei se é mundo ou a ilusão de um pranto de um manto de rei bondoso
carinhoso que me fala de reinos perdoados encantados imaginados na cabeça
de um poeta de um asceta pai dá-me um coelhinho branco um chocolate preto
.
consola-me desta dor não me deixes rasgar o coração os meus pés tão magros
tão doridos feridos eu que andava sobre as ondas e os peixes saltavam de alegria
quero ser uma estrela em noite escura na claridade gloriosa da páscoa deste dia
-
com cheiro de flores de jasmim, desejo-vos um coelhinho branco e um chocolate preto!
-
eu quero oferecer-te o meu coração
-
Manuela Baptista
Estoril, 31 de Março 2010
-
(fotos pessoais)

49 comentários:

Graça Pereira disse...

Páscoa deste dia e de todos os dias!
"de um tempo apaixonado mas tão lento em que me revejo pássaro de asas abertas..." Maneira maravilhosa de dizer coisas antigas, ditas, repassadas na mesma cadência, dolorosas, cinzentas...mas no meio das cinzas tu encontraste o jarro branco, puro onde esse pássaro vem matar a sede do seu tempo de Menino.
Na madrugada de Páscoa, Ele será consolo ...de um tempo Novo.
Beijo e uma santa Páscoa...de todos os dias.
Graça

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


A Páscoa deste dia
em que te revejo
és tu
transfigurada alegria


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Março de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

... e como gostei do teu poema!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Abril de 2010

Cândida Ribeiro disse...

A Páscoa deste dia,
vista através de uns olhos doces,
de um sentir consciente,
que no meio de incertezas sobre o mundo vê um jarro branco, puro e sorrindo entre as cinzas.
...e deseja continuar a ser a estrela que brilha em todas as Páscoa, em todos os dias....assim se renasce para um novo mundo.

Obrigado pelo coelhinho branco que abraço,
pelo chocolate preto que se desfaz nesse abraço.

Para a Manuela,
um ramo de estrelas pequeninas, com cheiro a jasmim.
Feliz Páscoa.

Irene Moreira disse...

Manuela
Chego aqui e me espanto com tanta beleza não só no que vejo, mas no que leio. Que tamanha arte em lidar com as palavras em colocá-las em prosa e verso tão belamente e nos desejar de forma tão única uma Feliz Páscoa.
Parabéns !!! e Parabéns também pelo Premio que recebestes merecidamente de indicação da Graça do Zambeziana que me trouxe até aqui.
Estou muito feliz.
Beijos e uma Feliz Páscoa.

Linda Simões disse...

Eu gostei demais do teu poema! E fiquei perdida no pranto do santo coroado de espinhos...

Raro!


Sem palavras,

uma Páscoa de paz.


...


Beijinhos

manuela baptista disse...

Graça

palavras bonitas as tuas,

e a mais gloriosa das Páscoas para ti!

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

Jaime

reflexo de quem vê

e se revê!

Manuela

manuela baptista disse...

Canduxa

merecedora de dez coelhinhos brancos (que rapidamente seriam outros tantos)

e de abraços apertados!

Manuela

manuela baptista disse...

Irene Moreira

vinda de outras viagens, seja bem vinda

ao porto das histórias!

um abraço

Manuela

manuela baptista disse...

Linda

um dia envio palavras
escondidas

em camisolinhas de lã...

que os trópicos também arrefecem
pela manhã!

um beijo

Manuela

Anónimo disse...

Feliz Páscoa, Manuela!

Beijinhos para si e para o Jaime

sideny disse...

Ola Manuela

Venho lhe agradecer o beijinho que deixou no Paulo.

E desejar-lhe uma boa pascoa.

beijo

. intemporal . disse...

.

. na renovação interior .

. de dentro para fora .

. uma feliz Páscoa, Manuela .

. extensível ao Jaime e restante familia .

.

. voltarei em breve .

.

. grat.íssimo por me ir aturando .

.

. um beijo total, .

.

. paulo .

.

. a página está bel.íssima .

.

Jaime Latino Ferreira disse...

FILOMENA


Beijinhos e uma Santa Páscoa!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Abril de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

. INTEMPORAL .


Paulo,

Feliz Páscoa para Si e para os Seus na certeza, porém, de que rasteirinho já não sei quem é quem!

Um Abraço


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Abril de 2010

Dulce AC disse...

"quero ser uma estrela em noite escura na claridade gloriosa da páscoa deste dia"


Manuela

Um beijo muito grande e muito claro
e um abraço de páscoa de brilho, de muitos dias de muita ternura de muito Vos querer (Jaime Olá..)

Gostei muito das Suas palavras da música, esta página está maravilhosa
sempre me encanto e emociono nas memórias que sempre nos acompanham...
Que bom que é ter um dia por aqui passado..e ter ousado ficar...!

Páscoa de muita alegria para Todos os que por aqui vão passando... Lisa Bruno Linda José, e a Todos...
um abraço grande grande...

dulce

manuela baptista disse...

Feliz Páscoa!

para si, Filomena e descanse nestas férias...

muitos beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

sideny

eu é que agradeço que esteja por aí!

Boa Páscoa para si também!

um beijo

Manuela

manuela baptista disse...

Paulo

...bem de dentro para fora

uma feliz Páscoa para si também!

e obrigada pelo

belíssima...

um beijo total

Manuela

manuela baptista disse...

Dulce

e deve ter sido também uma estrela que a trouxe para aqui, não?

Santa Páscoa e um abraço apertado

Manuela

Branca disse...

Querida Manuela,

Fiquei tão tocada por estes versos, versos de desencanto, que traduzem tão profundamente os tempos que vivemos, mas também de esperança e porque a Páscoa é Esperança vamos ficar sempre agarrados a ela, para que este sacrifício e muitos outros não tenham sido em vão.
Acabei de receber por e-mail a fotografia de uma pintura de uma amiga feita para esta Páscoa, que traduz exactamente o mesmo que os seus versos, estou emocionada...
Acredito na vida com luta, com "sangue", nada de muito profundo se conquista fácilmente, muito menos os princípios...e porque o mundo está cheio de facilitismos, temos que inverter a sua marcha noutra direcção...para O consolarmos de tantas dores...

Eu aceito o coração e também quero oferecer o meu à Manuela, ao Jaime, a todos que passam por aqui e à humanidae em geral.
Pudesse eu entregar-me tanto quanto desejo...porque nunca nos entregamos tanto quanto ELE neste mundo imenso e ferido...

Obrigada pelo coelhinho branco e o chocolate preto, com o perfume de flores de jasmim, que adoro...



Páscoa Feliz para todos.
Branca

manuela baptista disse...

Branca

eu não queria um poema desencantado

mas o caminho do calvário foi humanamente duro e as perguntas que se fazem ao Pai, são as que tantas vezes lhe continuamos a fazer.

Obrigada pelos seus votos e tenha uma Santa e Feliz Páscoa!

beijinhos

Manuela

Unknown disse...

Hoje... estou particularmente sensível, dorido diria...
pelo que leio, o teclado do meu porátil corre sério risco de virar um balde!

Querida amiga Manuela, para Si e toda a Sua familia deixo meus votos de uma Santa Páscoa, plena de Páz e Renovação.

beijinhos
Walter

f@ disse...

Olá Manuela,

beijinhos adorei...
volto amanhã com + tempo, aquele que merece...

!nfinito beijinho

manuela baptista disse...

Walter! não me enferruje o teclado!

peço desculpa pelo poema sentido
dando voz a tanta voz

Santa Páscoa!

e vou lá dentro buscar um pacote de lenços, um coelhinho branco e um chocolate...

um beijo

Manuela

manuela baptista disse...



voltando ou não voltando

já aqui esteve!

beijinhos

Manuela

Por toda minha Vida disse...

Manuela.

Trouxe para ti um chocolate e os jasmins do jardim de meu vizinho o coelho branco Sofia não desgruda deu-lhe o nome de senhor Bigodes.

Feliz Páscoa para ti e Jaime e todos seus queridos.

Renata volto em breve férias;

alegria de viver disse...

Olá querida
Já li e reli, é maravilhoso.
Retribuo com muito carinho o coelhinho e o chocolate, também deixo um ramo de alecrim, minha planta preferida.

Feliz Páscoa.
Com carinho BjS.

Sonia Schmorantz disse...

Páscoa...
É ser capaz de mudar, 
É partilhar a vida na esperança, 
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente, 
É viver em constante libertação, 
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida, 
É investir na fraternidade, 
É lutar por um mundo melhor, 
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço, 
É uma nova chance para melhorarmos 
as coisas que não gostamos em nós, 
Para sermos mais felizes por conhecermos 
a nós mesmos mais um pouquinho. 
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.
Feliz Páscoa!
Um abraço

Graça Pires disse...

Manuel, o poema é sublime! A Páscoa recorda-nos os tempos de criança com os medos, as alegrias, as dúvidas...
Um beijo e uma Páscoa, esta, com Amor.

Cris Tarcia disse...

Manuela,

Uma Feliz e Santa Páscoa.
Que a presença de Cristo ressuscitado faça morada em seu coração, em sua vida.

Beijos

manuela baptista disse...

Renata

e os jasmins do jardim do teu vizinho são mais bonitos do que os meus?

(e custa a dizer "os jasmins do jardim"!)

Feliz Páscoa!

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

Sónia

obrigada pelas suas palavras sobre a Páscoa,são muito bonitas!

beijnhos e uma Páscoa Feliz

Manuela

manuela baptista disse...

Graça Pires


...recorda-nos os tempos antes de renascermos, depois da infância!

Páscoa Feliz para si também!

um beijo

Manuela

manuela baptista disse...

Cris Tarcia

obrigada pelas palavras!

uma Santa Páscoa para si também

beijinhos

Manuela

manuela baptista disse...

Inês

carinhosamente

um grande abraço e votos de uma Páscoa muito feliz!

Manuela

Luz disse...

Manuela,
Obrigada pela sua visita e, sempre que passa pelos meus espaços, é com imenso gosto que a recebo.
E agora permita-me dizer que este poema tocou-me a alma, fez-me pensar e recuar em tanto de mim, da vida, das convicções, dos tempos que se vivem ou, não...
E tenho que transcrever este final tão belo e que diz tanto "...consola-me desta dor não me deixes rasgar o coração os meus pés tão magros
tão doridos feridos eu que andava sobre as ondas e os peixes saltavam de alegria
quero ser uma estrela em noite escura na claridade gloriosa da Páscoa deste dia."
É belíssimo, não tenho palavras...

Uma Feliz e Santa Páscoa plena de paz e comunhão.

Grde bjnh de Luz

manuela baptista disse...

Luz

obrigada pela sua luz!

e pelas suas palavras e é sempre uma enorme responsabilidade quando tocamos alguém.

uma Santa Páscoa para si também!

um beijo

Manuela

*Lisa_B* disse...

Querida Manuela,

fico muda de palavras quando leio algo assim tão cheio de verdade e de dor...
Foram tantos os dias que me agarrei a esta verdade dura, Jesus percorreu aquele caminho e foi crucificado pelo seu semelhante...agarrei-me tantas vezes a isso para não fraquejar nem me perder na caminhada...
Infelizmente o mundo pouco muda e nem com a morte de inocentes se resolve tudo que está de errado no Homem.

Fica o desejo que passem uma Santa Páscoa.

P.S Obrigada pelo seu sentimento...nós por cá gostamos muitoooo de si e do Jaime.Carinho grande daqui para aí...
Lisa e Bruno_B

*Lisa_B* disse...

Permisssão...

Desejo uma Santa Páscoa para todos que aqui passam.

Beijinho de agradecimento com muito carinho para a Dulce e boa Páscoa.
Lisa e Bruno_N

manuela baptista disse...

Lisa B

obrigada pelas palavras e pela amizade!

na esperança de que não recrucifiquemos Cristo a toda a hora

num mundo que parece sempre igual na crueldade

mas que nos acrescenta também, um pouco mais de amor!

um beijo

Manuela

f@ disse...

Olá Manuela,

Vim deixar um beijinho e desejar

F
E
L
I
Z


P
Á
S
C
O
A

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia.
Peço desculpas pela minha ausência no seu espaço, mas estou sem computador, tive que vender.
E como estou sem computador, aproveito para filar o notebook de minha filha, já que ela está por aqui hohe.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para para desejar à você e toda sua família, uma FELIZ PÁSCOA.
Beijo grande.
Saudações Educacionais !

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia.
Peço desculpas pela minha ausência no seu espaço, mas estou sem computador, tive que vender.
E como estou sem computador, aproveito para filar o notebook de minha filha, já que ela está por aqui hohe.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para para desejar à você e toda sua família, uma FELIZ PÁSCOA.
Beijo grande.
Saudações Educacionais !

manuela baptista disse...

Obrigada Fá!!

beijos


Manuela

manuela baptista disse...

Silvana Nunes

uma Feliz Páscoa para si também!

Saudações...

um abraço

Manuela

Branca disse...

Manuela,

Passo para deixar um beijinho docinho de Páscoa para si e para o Jaime.
Logo volto, :))
É sempre bom voltar.

Branca

manuela baptista disse...

Branca

fiquei com os docinhos todos!

...é sempre bom roubar...

beijinhos

Manuela